sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

CULTURA | Matriz da Horta assinala 200.º aniversário do órgão da igreja

Amanhã, sábado, pelas 20h30, o organista titular do Santuário de Fátima dá um concerto comemorativo dos 200 anos do órgão da igreja Matriz  da Horta

A Matriz da Horta encerra um órgão de tubos bicentenário, restaurado em 1996


O concerto inaugura um programa comemorativo que visa assinalar os dois séculos de existência do órgão de tubos de um dos templos mais importantes da Diocese de Angra.

João Santos, organista titular do Santuário de Fátima, está encarregado de, segundo as palavras do ouvidor da Horta e pároco da Matriz, fazer "sentir este órgão". Marco Luciano Carvalho adiantou ao portal da diocese que se realizarão mais dois grandes concertos, um na Páscoa e outro por altura do Corpo de Deus.

No texto divulgado pelo site da Igreja Católica dos Açores lê-se que o órgão de tubos da igreja Matriz do Santíssimo Salvador é o único em pleno funcionamento na Horta e tem sido, desde finais do século XX, o centro da atividade organística do Faial. Mais de três concertos envolvendo este instrumento são presenciados por ano desde que foi totalmente restaurado em 1996, precisa a mesma nota.

Para assinalar o segundo centenário da construção do órgão já foi lançado um CD, intitulado “Música Ibérica”, da autoria do organista titular da Matriz da Horta. Volodymyr Samokhvalov - de acordo com o portal da diocese - dará também um concerto na Páscoa, interpretando a "Missa Paraíso", de Antero Ávila, com o Coral de Santa Catarina, da Horta.

Sem comentários:

Enviar um comentário