terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Faial com o pior tempo do país

A meio da tarde de hoje (16 horas) a ilha do Faial era o lugar mais frio de Portugal

Caldeira, Faial: às 10h17 da manhã de hoje, zero graus de temperatura a uma altitude de 900 metros


A informação meteorológica avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na observação do tempo presente, às 17 horas do continente, indicava que a temperatura na ilha do Faial, registada pelo Obsevatório Príncipe Alberto do Mónaco, situado no Monte das Moças, na cidade da Horta, atingia 9.1 graus; o vento soprava de norte a 32.4 km/h; a humidade estava a 68% e a precipitação era de 0.4 mm.

Comparando os valores apresentados pelas restantes estações do país o Faial era, às 16 horas dos Açores, o lugar mais frio de Portugal. A temperatura mais próxima dos 9.1 graus registados nesta ilha foi assinalada em Ponta Delgada (10.3). Nas Flores estava 10.5 graus. No Funchal e em Porto Santo pode dizer-se que se sentia algum calor tendo em conta a época do ano (17.7). No continente, Aveiro também beneficiava de uma temperatura amena (15.5), que era a mais alta de Portugal continental. Curiosamente nas habitualmente frias Bragança e Vila Real a temperatura situava-se em valores superiorees ao da Horta: 10.7 e 10.9, respectivamente.

Quanto ao vento, soprava mais fraco do que no Faial em todo país, à excepão das Flores onde o valor era igual ao registado na estação faialense. Também só havia registo de chuva no Faial e nas Flores.

No que respeita à humidade parecia haver uma troca entre a Horta e Lisboa, pois na capital o respectivo valor estava bem alto (95.6), número que bem conhecemos!

Ou seja: hoje, pelo menos, somos campeões de invernia.

ARTIGOS RELACIONADOS
> SOCIEDADE | Há neve na Caldeira
> SOCIEDADE | Queda de neve prevista para esta madrugada

1 comentário:

Enviar um comentário