sábado, 31 de agosto de 2013

SOCIEDADE | «Ti Bispo» vaticinou terramoto de 1926 no Faial

Completam-se hoje 87 anos sobre o terramoto de 1926 na ilha do Faial que figura entre os sismos mais devastadores que atingiram esta ilha

A terra tremeu pouco antes das 9 da manhã e a consequência mais trágica foi a morte de 9 pessoas. Dados históricos indicam mais de 200 feridos. A violência do abalo devastou grande parte do património edificado, nomeadamente a igreja da Conceição da cidade da Horta. Mais de 4.000 casas em diversas localidades da ilha foram derrubadas total ou parcialmente.

O epicentro do tremor de terra, que atingiu a intensidade X da Escala de Mercalli Modificada (antepenúltimo grau, classificado como «destruidor»), localizou-se no Canal do Faial.

«Castigo de Deus antes do mês de agosto acabar!»

É conhecida na freguesia de Castelo Branco uma história segundo a qual a ocorrência do terramoto de 1926 (termo com que a população mais antiga se referia ao sismo) foi vaticinada por um ancião. Conhecido por «Ti Bispo», o idoso terá predito um «castigo de Deus antes do mês de agosto acabar!»

«De manhã cedo», a 31 de agosto de 1926, cruzando-se com um transeunte na zona da Ribeira Pequena, naquela freguesia, «Ti Bispo» terá sido confrontado com o falhanço da sua profecia, ao que retorquiu, segundo um testemunho com mais de 40 anos: «O mês de agosto ainda não chegou ao fim!»