segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

POLÍTICA | Câmara da Horta apresenta orçamento e reforça Fundo de Emergência Social

O Fundo de Emergência Social (FES) do município da Horta terá em 2014 a sua maior dotação financeira, mais do que duplicando o respectivo valor.

José Leonardo garantiu hoje que as propostas da oposição "estão totalmente plasmadas" no plano e no orçamento do município da Horta
Na manhã de hoje o presidente da Câmara Municipal da Horta informou que o próximo orçamento da autarquia destina ao FES 75 mil euros, mais 45 do que no ano em curso. José Leonardo falava na apresentação do plano e do orçamento para 2014, durante uma conferência de imprensa que decorreu nos Paços do Concelho.

Os principais documentos de gestão municipal atingem um valor muito próximo de 14 ME (milhões de euros). As despesas correntes consumirão 7.311.908 euros enquanto para investimento está destinada a verba de 6.667.432 euros.

A vereação vai apreciar os documentos na próxima quarta-feira e a Assembleia Municipal da Horta votá-los-á na sexta-feira, dia 27 do corrente mês.

José Leonardo disse na conferência de imprensa que o saneamento básico se vai inicar no próximo ano e que será executado por fases. As obras começarão no Bairro Mouzinho Albuquerque e custarão 800 mil euros. O presidente da câmara acrescentou que a zona da cidade em causa ficará, no termo da empreitada, ligada à ETAR.

Questionado sobre se a verba inscrita para este efeito não seria "pequena", o autarca respondeu que será suficiente para concluir a parte que diz respeito ao Bairro Mouzinho Albuquerque, situado na freguesia das Angústias.

Na ocasião foram anunciados vários projetos para as áreas social e económica. Além disso o presidente da câmara destacou, entre outros, o programa "Faial - Ilha de Tradições", que substituirá as populares Semanas Desportivas e Culturais, agora com uma componente intergeracional. José Leonardo explicou que a câmara quer envolver os mais idosos e as crianças nomeadamente na realização dos jogos tradicionais.

Sobre a integração das propostas da oposição no plano e no orçamento José Leonardo referiu que "estão totalmente plasmadas" nestes documentos, depois de os partidos com assento na assembleia municipal - PS, PSD/CDS/PPM e PCP - terem sido ouvidos.

Apenas a coligação PSD/CDS/PPM e o PS avançaram com propostas, segundo o presidente do município, que disse esperar que o seu acolhimento se reflita na votação dos documentos. "Não há razão nenhuma para as coligações que temos no Faial votarem contra" afirmou o presidente da Câmara Municipal da Horta.

ARTIGO RELACIONADO
Direita e Esquerda abstêm-se na votação do plano e do orçamento do município da Horta

Sem comentários:

Enviar um comentário