sábado, 28 de dezembro de 2013

EDITORIAL | Explicação

Criei este blogue onde publico algumas notícias cujo tema me interessa, não apenas extraídas de órgãos de comunicação social, a quem dou, evidentemente, os devidos créditos, mas também baseadas em dados recolhidos por mim próprio.

Decidi, depois, que começaria a publicar o que vou escrevendo para o jornal Incentivo, bem como os noticiários que elaboro e apresento e os programas que realizo na Antena Nove.

O objetivo é que o blogue seja o repositório da minha atividade jornalística e o espelho da atualidade segundo o meu critério pessoal.

Depois, porque tenho um especial gosto para a paginação, resolvi começar a transpor para uma configuração do tipo revista o que vou publicando no blogue. À falta de recursos financeiros que permitam a sua impressão o formato fica-se pelo digital  (PDF), que é uma alternativa de visualização em relação ao blogue.

Pensei que este trabalho e a informação nele contida poderiam despertar a curiosidade de algumas pessoas. Por isso o blogue é público e a versão PDF será enviada a quem se mostrar interessado, bastando, para tanto, solicitá-lo através do e-mail jornalista.souto@gmail.com

O título do blogue, e do PDF, está de acordo com o objetivo que atrás enunciei. O subtítulo talvez seja um pretensiosismo... Crónica, porque, como diz o dicionário, “é um texto de timbre jornalístico, concebido de forma livre e pessoal, que tem como assunto um facto ou uma ideia da atualidade”. Faialense, porque aqui se escreve sobre o Faial, principalmente.

Mas, se este espaço informativo e de opinião não for “a” Crónica faialense, poderá ser, ao menos,”uma” Crónica faialense, isto é, o relato, segundo a minha perspectiva, condicionada pela minha disponibilidade, do que acontece nos 172 km2 que compõem a ilha do Faial, ou seja, onde exerço a minha profissão. “Tudo o que é notícia nos 172 km2 que compõem a ilha do Faial” constitui, aliás, a epígrafe de uma página do blogue (que terá expressão no PDF)  intitulada “Agenda faialense” onde procurarei calendarizar aquilo de que tiver conhecimento.

Duas notas finais: o blogue e a versão PDF têm uma periodicidade intermitente; o acordo ortográfico é assumido, com a ressalva de que as palavras com grafia dupla serão escritas como dantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário